terça-feira, 11 de setembro de 2018

As raças de D&D - 5# Humanos e suas sub-raças


    Nos confins da maioria dos mundos, os humanos são a mais jovem das raças comuns, chegando mais tarde no cenário mundial e com uma vida curta, se comparados com anões, elfos e dragões. Talvez seja por causa de suas vidas mais curtas que eles se esforcem para alcançar o máximo que podem nos anos que tem. Ou talvez eles sintam que tem algo a provar às raças mais antigas, e é por esta razão que eles constroem seus poderosos impérios através da conquista e do comércio. O que quer que os motive, os humanos são os inovadores, os realizados e os pioneiros do mundo.

    Com sua propensão para imigração e conquistas, os humanos são fisicamente mais diversificados que as raças comuns. Não há um humano típico. Um indivíduo pode ter entre 1,65m a 1,90m e pesar entre 62kg e 125kg. Os tons de pele podem variar do negro ao muito pálido, e os cabelos podem ir do negro ao loiro (cacheados, crespos, encaracolados ou lisos). Homens podem ter pelos faciais mínimos ou abundantes. A diversidade dos humanos pode ter uma pitada de sangue não humano, revelando indícios de elfos, orcs ou outras linhagens. Os humanos chegam na idade adulta no fim da adolescência e raramente vivem um século.

    Os humanos são os mais adaptáveis, flexíveis e ambiciosos entre todas as raças comuns. Eles tem amplos e distintos gostos, moralidades e hábitos nas muitas diferentes regiões em que eles se instalaram. Quando se estabelecem em um lugar, eles permanecem: eles constroem cidades que duram por eras, e grandes reinos que podem persistir por longos séculos. Um único humano pode ter uma vida relativamente curta, mas uma nação ou cultura humana preserva tradições com origens muito além do alcance da memória de qualquer um dos humanos.

    Embora alguns humanos possam ser xenófobos, em geral suas sociedades são inclusivas. As terras humanas dão as boas vindas a um grande número de raças não humanas em comparação com a proporção de humanos que vivem em terras não humanas. Humanos que buscam aventura são os mais ousados e ambiciosos membros de uma ousada e ambiciosa raça. Eles buscam ganhar glória aos olhos dos seus companheiros ao acumular poder, riquezas e fama. Mais do que as outras raças, os humanos defendem causas, em vez de territórios ou grupos.

      É difícil fazer uma generalização sobre os humanos. Mas é certo que todos possuem habilidades parecidas. São elas:
- Aumento no valor de habilidade: Todas as habilidades aumentam em +1.
- Idade: Humanos chegam a idade adulta no fim da adolescência e vivem menos de um século.
- Tendência: humanos não possuem inclinação a nenhuma tendência em especial. Os melhores e os piores estão entre eles.
- Deslocamento: seu deslocamento base é de 9 metros.
- Idiomas: Leem, escrevem e falam comum e outro idioma adicional à escolha do jogador. Normalmente, humanos aprendem os idiomas dos povos que convivem, incluindo dialetos obscuros. E também gostam de rechear seu discurso com expressões de outros idiomas, como xingamentos orcs, expressões musicais élficas, frases militares anãs, etc.

Humanos possuem uma grande variedade de grupos étnicos. Nos Reinos Esquecidos, existem 9 grupos e são amplamente conhecidos. São eles:


- Calishita
Mais baixos e de constituição mais leve do que a maioria dos outros humanos, os Calishitas possuem pele, cabelos e olhos de tom marrom escuro.

- Chondathano
Chondathanos são um povo delgado, de pele morena e cabelos que variam do castanho ao loiro, porém também existem chondathanos de cabelos negros. A maioria deles é alta e possui olhos verdes ou castanhos, mas esses traços são quase universais. Humanos de descendência chondathana dominam as terras centrais de Faerûn, em torno do Mar Interior.

- Damarano

Damaranos são de altura e constituição mediana, com tons de pele que vão desde o moreno ao claro. Seu cabelo é, geralmente, castanho ou negro, e seus olhos são muito variáveis, embora o castanho seja o mais comum.

- Illuskano
Illuskanos são um povo alto, de pele clara com olhos azuis ou cinzentos como o aço. A maioria tem cabelos negros como um corvo, mas aqueles que habitam o extremo noroeste possuem cabelos loiros, ruivos ou castanho claro.

- Mulano
Dominantes nas costas leste e sudeste do Mar Interior, os Mulanos são geralmente altos, magros e com a pele morena clara. Seus olhos são amendoados ou castanhos. O cabelo varia do negro ao castanho escuro, mas nas terras onde eles são proeminentes, seus nobres e muitos outros Mulanos costumam raspar todo o cabelo.

- Rashemita
Rashemitas, muitas vezes, são encontrados misturados aos Mulanos. Tendem a ser baixos, robustos e musculosos. Geralmente tem pele e olhos escuros, e cabelo negro.

- Shou

Os Shou são o grupo étnico mais numeroso e poderoso de Kara-Tur, bem ao leste de Faerûn. São de cor bronze-amarelada, com cabelos negros e olhos escuros.

- Tethyriano
Espalhados ao longo de toda a Costa da Espada na borda oeste de Faerûn, os Tethyrianos são de estatura e peso medianos, e a pele é escura. Os que habitam as terras mais ao norte tendem a ser mais altos. A cor de seus cabelos e olhos varia muito, mas cabelos castanhos e olhos azuis são os mais comuns.

- Turami
Nativos da costa sul do Mar Interior, os Turami são geralmente altos e musculosos, com pele escura como o mogno, cabelos encaracolados e olhos escuros.




Fonte: D&D Player's Handbook 5ª edição

0 comentários:

Postar um comentário