terça-feira, 11 de setembro de 2018

As raças de D&D - 3# Elfos e suas sub-raças


    Elfos são um povo mágico de graça sobrenatural, vivendo num mundo sem pertencer inteiramente à ele. Vivem em lugares de beleza etérea, no meio de antigas florestas ou torres prateadas. É comum a música suave ecoar pelos ares juntamente com as fragâncias. Elfos amam a natureza e a magia, a arte, o estudo, a música, a poesia e tudo o que há de bom no mundo.

    Com sua graça sobrenatural e seus traços finos, os elfos parecem excessivamente belos para os humanos e os membros de muitas outras raças. Em média, são mais baixos que os humanos, possuindo de 1,50m até 1,80m de altura. Pesam de 50kg  a 72kg. Os machos e as fêmeas tem pouca diferença de altura, mas os machos são ligeiramente mais pesados.

    A pele dos elfos varia da mesma forma que os humanos, embora também tenham elfos de pele cor de bronze, cobre, e até branco-azulado. Os cabelos podem ter tonalidades azuis ou verdes, e os olhos são como piscinas douradas ou prateadas. Elfos não possuem pelos corporais ou faciais. Seu gosto por indumentária é luxuoso, por isso suas roupas são sempre elegantes e as cores brilhantes. As jóias são simples, porém muito belas.

    Elfos vivem mais do que anões, podendo alcançar mais de 700 anos. Isso dá a eles uma perspectiva muito grande de eventos que possam perturbar profundamente outras raças que vivem uma vida mais curta. São mais divertidos do que animados, e provavelmente mais curiosos do que gananciosos. Elfos, em suma, se mantêm distantes e não se incomomam com o acaso. No entanto, quando perseguem um objetivo, seja aventurando-se em uma missão ou aprendendo uma nova arte, tendem a ser implacáveis. Também tem tendência a vingar-se de quem zomba de si ou de suas criações.

    Em questão de combate, elfos são criaturas flexíveis e acreditam, num primeiro momento, que a diplomacia serve para resolver as diferenças. Mas, se isso falha, eles estão sempre prontos para luta. São exímios no uso de espadas e arcos, além de serem grandes estrategistas.



Elfos possuem uma variedade de habilidades naturais, resultado de milhares de anos de refinamento élfico. Alguns deles são:
-Aumento no valor de habilidade: +2 de destreza.
- Idade: Embora os elfos atinjam maioridade física com praticamente a mesma idade dos humanos, a compreensão élfica da idade adulta vai além da maturidade física, abrangendo sua experiência sobre o mundo. Um elfo só assume a idade adulta com 100 anos, e vive aproximadamente 750 anos.
- Tendência: Elfos amam a liberdade, a diversidade e a expressão pessoal, então eles inclinam-se forte e suavemente para aspectos do caos. Eles valorizam e protegem a liberdade dos outros como a sua própria, e são geralmente mais bondosos do que maus. Os drow são uma exceção. Seu exílio Subterrâneo fez deles perversos e perigosos. Drows, em sua maioria, são maus.
- Deslocamento: A base de caminhada de um elfo é de 9 metros.
- Visão no escuro: Acostumado à florestas crepusculares e ao céu noturno, a visão de um elfo é superior em condições de penumbra e escuridão. São 18 metros na penumbra como se fosse luz plena, e no escuro é como se fosse penumbra. Não há distinção de cor, apenas tons de cinza.
- Sentidos aguçados: proeficiência em Percepção.
- Ancestral Féerico: vantagens no teste de resistência para resistir a ser enfeitiçado e magias não podem colocá-lo para dormir.
- Transe: Elfos não precisam dormir. Ao invés disso, eles meditam profundamente, permanecendo semiconscientes durante 4 horas por dia.
- Idiomas: Elfos falam, escrevem e leem comum e élfico. O élfico é um idioma com entonações sutis e gramática complexa.
- Sub-raças: Antigas divisões no mundo élfico resultaram em três sub-raças. São elas: Drow (também chamados de elfos negros), Elfos da florestas e Altos-Elfos. Essas sub-raças são ainda mais divididas entre Elfos do Sol e Elfos da Lua nos Reinos Esquecidos.

Altos Elfos
Altos elfos possuem uma mente afiada e domínio de magia básico. Os elfos do Sol de Fäerun (Elfos dourados ou Elfos do Amanhecer) tem a pele bronzeada e cabelos cor de cobre, negros ou louro dourado. Seus olhos são prateados, dourados ou negros. Os elfos da Lua (também chamados de Elfos de Prata ou Elfos Cinzentos) são muito mais pálidos, possuindo a pele cor de alabastro por vezes tingida de azul. Normalmente, eles tem cabelos branco-preateados, negros ou azuis, diversos tons de loiro, castanho e vermelho não são incomuns. Os olhos são azuis ou verdes com manchas douradas. Esses elfos possuem aumento no valor de habilidade (+1 de inteligência), treinamento élfico com armas (proeficiência com espadas longas, espadas curtas, arcos longos e arcos curtos), truque (escolhe-se um truque da lista de truques do Mago. A inteligência é a habilidade usada para conjurar esse truque) e Idioma adicional (pode falar, ler e escrever um idioma adicional à escolha do jogador).

Elfos da Floresta
Elfos da floresta possuem sentidos e intuição aguçados, pés ágeis que os guiam furtiva e rapidamente através de suas florestas nativas. A pele dos elfos da floresta tendem a ter matiz acobreada, algumas vezes com traços esverdeados. O cabelo geralmente é castanho ou negro, mas ocasionalmente podem ser loiros cor de cobre. Seus olhos são verdes, castanhos ou cor de avelã. Eles possuem aumento no valor de habilidade (+1 de sabedoria), treinamento élfico com armas (proeficiência com espadas longas e curtas, arcos longos e curtos), pés ligeiros (deslocamento de caminhada é de 10,5m) e máscara da natureza (camuflagem mesmo com um clima pouco propício).

Elfo Negro (Drow)
Descendentes de uma antiga sub-raça de elfos de pele negra, os Drow foram banidos da superfície do mundo por seguirem a deusa Lolth pelo caminho do mal e da corrupção. Eles construíram sua própria civilização nas profundezas do Subterrâneo, moldados pelo Caminho de Lolth. Possuem a pele negra, similar à obsidiana polida e cabelos brancos ou de um tom amarelo pálido. Normalmente seus olhos são pálidos (tão pálidos que são confundidos com olhos brancos) com tons de lilás, prata, rosa, vermelho e azul. São menores e mais magros que a maioria dos elfos. São a raça menos vista fora do Subterrâneo. Possuem aumento no valor de habilidade (+1 de Carisma), visão no escuro superior (a visão no escuro tem um alcance de 36 metros), sensibilidade à luz solar ( desvantagem nas jogadas de ataque e testes de sabedoria (percepção) relacionadas à visão quando o alvo está sob luz solar direta), magia drow (possui o truque 'globos de luz')  e treinamento drow com armas (proeficiência com rapieiras, espadas curtas e bestas de mão).

Bônus: A escuridão dos Drow
 
Se não fosse por uma única exceção conhecida, a raça dos Drow seria universalmente ultrajada. Sua sociedade é depravada e preocupada com as graças de Lolth, sua deusa-aranha, quem sanciona o assassinato e o extermínio de famílias inteiras quando casas nobres disputam posições sociais. Os Drow crescem acreditando que as raças que habitam a superfície são inferiores, exceto como seus escravos.

Entretando, uma vez um drow quebrou esse estereótipo. No mundo dos reinos esquecidos, Drizzt Oo'Urden, patrulheiro do Norte, provou sua índole de bom coração como um defensor dos fracos e inocentes. Rejeitando sua herança e emergindo num mundo que olha para ele com horror e aversão, Orizzt é um modelo para poucos Drow que seguem seus passos, tentando uma vida aquém da sociedade maligna de seu lar no Subterrâneo.




Fonte: D&D Player's Handbook 5ª edição


Um comentário:

  1. esses bônus das sub-raças como a "máscara da floresta" dos elfos tem em algum livro oficial? ou você adaptou? fiquei curioso com a % que seria aquela camuflagem rs

    ResponderExcluir