terça-feira, 11 de setembro de 2018

As raças de D&D - 1# Anões e suas sub-raças

          Baixos, robustos, audazes e resistentes, os anões são conhecidos como hábeis guerreiros, mineradores e trabalhadores em pedra e metal. Embora tenham menos de 1,50 metro de altura, os anões são tão largos e compactos que podem pesar tanto quanto um humano 60 centímetros mais alto. Sua coragem e resistência compete facilmente com qualquer povo mais alto. A pele dos anões varia do marrom escuro a um matiz mais pálido, tingido de vermelho, mas os tons mais comuns são o castanho claro ou bronzeado, como certos tons terrosos. O cabelo é longo, mas de estilo simples, geralmente negro, cinzento ou castanho, embora anões mais pálidos frequentemente possuam cabelos ruivos. Anões machos valorizam altamente suas barbas e preparam-nas com cuidado.

         Anões podem viver mais de 400 anos, então os anões mais antigos ainda vivos muitas vezes lembram-se de um mundo muito diferente. Por exemplo, alguns dos anões mais velhos que vivem na Cidadela de Felbarr (nos Reinos Esquecidos) lembram-se do dia, há mais de três séculos, que os orcs conquistaram sua fortaleza, forçando-os a um exílio que durou mais de 250 anos.
Anões são sólidos e duradouros como suas amadas montanhas, resistindo à passagem dos séculos com estoica resistência e poucas mudanças. Eles respeitam as tradições de seus clãs, traçando a história de seus ancestrais a partir da fundação de suas mais antigas fortalezas, na juventude do próprio mundo, e não as abandonam facilmente. Uma parte dessas tradições envolve a devoção aos deuses dos anões, aqueles que defendem os ideais anões de ser trabalhador, hábil em combate e devoto à forja.

       Os anões são determinados e leais, fiéis à sua palavra e decididos quando agem, às vezes a ponto de serem teimosos. Muitos anões têm um forte senso de justiça e demoram a se esquecer de erros cometidos contra eles.



        Os personagens anões possuem uma variedade inata de habilidades, parte integrante de sua natureza. Isso inclui:

- Aumento de valor de habilidade: Aumento de Constituição em +2.
- Idade: Anões desenvolvem sua maturidade na mesma proporção humana, porém são considerados jovens até a idade de 50 anos. Em média, vivem 350 anos.
- Tendência: A maioria dos anões é leal, pois acreditam firmemente nos benefícios de uma sociedade organizada. Eles tendem para o bem, com um forte senso de honestidade e uma crença de que todos merecem compartilhar os benefícios de uma ordem social justa.
- Deslocamento: Seu deslocamente base de caminhada é de 7,5m. Seu deslocamento não é reduzido quando estiver usando uma armadura pesada.
- Visão no escuro: Acostumados à vida subterrânea, possem uma visão superior no escuro e na penumbra. Na penumbra, enxergam até 18 metros como se fosse luz plena, e no escuro não se pode discernir cores, apenas tons de cinza.
- Resiliência anã: possuem vantagens em testes de resistência contra venenos e resistência contra dano de veneno.
- Treinamento anão em combate: proeficiência com machados de batalha, machadinhas, martelos leves e martelos de guerra.
- Proeficiência com ferramentas: proeficiência com ferramenta de artesão à escolha do jogador entre: ferramentas de ferreiro, suprimentos de cervejeiro ou ferramentas de pedreiro.
- Idiomas: Anões lêem e escrevem a língua comum e anão.
- Sub-raça: Anões possuem duas sub raças principais: Anões da Colina e Anões da Montanha.

Anão da Colina:
Anões da colina possuem sentidos aguçados, maior intuição e notável resiliência. Os anões dourados de Faerun, que vivem em seu poderoso reino ao sul do continente, são anões da colina, assim como os exilados Neidar e os depreciáveis Klar de Krynn, no cenário de Dragonlance. Possuem aumento de valor de habilidade (+1 em Sabedoria) e Tenacidade Anã (ganham 1 ponto de vida máxima a cada nível alcançado).

Anão da Montanha:
Anões da montanha são fortes e resistentes, acostumados a uma vida difícil em terrenos difíceis. Tendem a ter uma descendencia de seres mais altos (em relação a um anão) e possuem uma coloração mais clara. Possuem aumento no valor de habilidade (+2 de Força) e Treinamento de Anão com armadura (proeficiência em armaduras leves e médias).

Bônus: Duergar
Nas profundas cidades do Subterrâneo vivem os duergar, ou anões cinzentos. Estes perversos e furtivos comerciantes de escravos invadem o mundo da superfície para fazer prisioneiros, então vendem suas presas para outras raças do Subterrâneo. Eles tem habilidades mágicas inatas para tornarem-se invisíveis e crescerem temporariamente até o tamanho de um gigante.


 
Fonte: D&D Player's Handbook 5ª edição
 


0 comentários:

Postar um comentário