A energia e o entusiasmo dos gnomos pela vida brilha em cada pedacinho de seu pequeno corpo. Um gnomo padrão tem aproximadamente 90cm de altura e pesa entre 20 e 23kg. Seus rostos morenos ou bronzeados são normalmente adornados com largos sorrisos (apesar dos seus prodigiosos narizes) e seus olhos brilhantes vibram de emoção. Seus cabelos claros tendem a ser espichados, como se expressassem o insaciável interesse dos gnomos em tudo em sua volta.
A personalidade de um gnomo é muito maior que sua aparência. A barba de um gnomo macho, em contraste com seu cabelo bagunçado, mantem-se perfeitamente aparada. Apesar da roupa possuir, normalmente, tons terrosos, é comum que ostentem lindos bordados, estampas ou jóias reluzentes.
Até onde os gnomos tem conhecimento, estar vivo é uma coisa maravilhosa e eles vivem cada dia de seus 3 a 5 séculos de vida de forma intensa. Apesar de viverem tanto, estão sempre preocupados se este tempo é suficiente para poderem fazer tudo quanto desejam.

Gnomos falam mais rápido do que o pensamento que suas cabeças conseguem formar. No entanto, mesmo enquanto oferecem uma grande quantidade de ideias ou opções, eles estão sempre prontos a ouvir atentamente os outros, adicionando apropriadamente exclamações, surpresa e apreciação ao longo da conversa.
Gnomos fazem suas casas em terras montanhosas de florestas. Vivem no subterrâneo, mas saem mais ao ar livre do que os anões, aproveitando a natureza viva do mundo na superfície sempre que podem. Gnomos que se estabelecem em terras humanas normalmente são lapidários, engenheiros, sábios e engenhoqueiros. Eles tambem, comumente, tornam-se tutores de humanos.
Apesar de gnomos adorarem piadas de todos os tipos, principalmente trocadilhos e travessuras, eles são igualmente dedicados a tarefas sérias que possam vir a desempenhar. Muitos gnomos são, como citado acima, engenheiros, alquimistas, engenhoqueiros e inventores habilidosos. Não se importam de cometer erros, e riem de si mesmos no processo de aperfeiçoamento do que fazem, sem medo de arriscar (muitas vezes imprudentemente), e sonham alto.
Curiosos e impulsivos, gnomos tendem a se aventurar como um meio de ver o mundo ou pela paixão por explorar. Como amantes das gemas e outros itens finos, alguns gnomos vão se aventurar como um meio rápido, apesar de perigoso, de adquirir riqueza.
Gnomos possuem certas características em comum com todos os outros gnomos. Algumas delas são:
-Aumento no valor de habilidade: +2 de inteligência
-Idade: Gnomos amadurecem na mesma proporção que os humanos. A maioria atinge a idade adulta por volta de 40 anos, já que vivem entre 350 e 500 anos.
-Tendência: Gnomos geralmente são bons. Os que tendem para a ordem são sábios, engenheiros, pesquisadores, escolásticos, investigadores ou inventores. Os que tendem ao caos são menestréis, engenhoqueiros, andarilhos ou joalheiros caprichosos. Gnomos são bons de coração, até mesmo os trapaceiros entre eles tendem a ser mais brincalhões que perversos.
-Deslocamento: O deslocamento base de um gnomo é de 7,5m.
-Visão no escuro: Acostumado à vida subterrânea, a visão dos gnomos nesse ambiente é de 18 metros na penumbra como se fosse luz plena, e no escuro é como se fosse penumbra. Não há distinção de cor no escuro, apenas tons de cinza.
- Esperteza Gnômica: Vantagem em testes de resistência de Inteligência, Sabedoria e Carisma contra magia.
- Idiomas: Gnomos leem, escrevem e falam comum e gnômico.
- Sub-raças: Gnomos possuem duas sub-raças: Gnomos das Florestas e Gnomos das Rochas.
Gnomos da Floresta
Gnomos da floresta possuem um traquejo natural com ilusões, velocidade e furtividade naturais. Vivem em comunidades escondidas em florestas silvestres, usando suas ilusões e truques para se esconderem das ameaças ou mascarar suas fugas, graças a habilidade "ilusionista nato". Tendem a ser amigáveis com outros povos da floresta espirituosos e eles tem nos elfos e fadas bondosas como seus mais importantes aliados. Também fazem amizades com pequenos animais das florestas graças à habilidade "falar com bestas pequenas". Além disso, possuem +1 de destreza com "aumento no valor de habilidade".
Gnomos das Rochas
Gnomos das rochas possuem inventividade e resistência naturais acima dos outros gnomos. Eles possuem várias habilidades, como: aumento no valor de habilidade (+1 de Constituição), Conhecimento de artífice (ganha o dobro de bônus de proeficiência em testes de inteligência relacionados a itens mágicos, objetos alquímicos ou mecanismos tecnológicos), Engenhoqueiro (proeficiência com ferramentas de artesão. Um gnomo das rochas pode gastar 1 hora e 10 em po para construir um mecanismo miúdo que para de funcionar dentro de 24 horas. Quando para de funcionar, pode-se recolher o material usado para criá-lo. 3 mecanismos são o máximo ativos num mesmo momento). Este último concede uma escolha dentre:
-Brinquedo mecânico: trata-se de um monstro, animal ou pessoa mecânica, como um sapo, rato ou pássaro, dragão ou soldado. quando colocado no chão, o brinquedo se move por 1,5m em direções aleatórias. O barulho é apropriado para a criatura que ele representa.
- Isqueiro mecânico: o mecanismo produz uma miniatura de chama, que pode ser usada para acender uma tocha, vela ou fogueira. Usar o mecanismo requer sua ação.
- Caixa de música: quando aberta, a caixa de música toca uma música em tom moderado. A caixa para quando alcança o fim da música ou quando é fechada.
Bônus: Gnomos das Profundezas
Uma terceira sub-raça de gnomos, os gnomos das profundezas (ou Svirfneblin) vivem em pequenas comunidades difusas no Subterrâneo. Diferente dos Duergar e dos Drow, os Svirfneblin são tão bons quanto seus primos da superfície. No entanto, seu humor e entusiasmo foram bloqueados pelo ambiente opressivo e sua perícia inventiva geralmente é direcionada ao trabalho com pedras.
Fonte: D&D Player's Handbook 5ª edição
Meu nomé é Bernardo muitas coisas já aconteceram cmg nesse tipo,tenho apenas 16 anos é posso afirmar que duendes é gnomos é tbm gnomagos sã0 97% reais considero 97% porque aconteceu cmg só 2 vzs se quiserem. Conto oq aconteceu nas 2 vzs obgd★
ResponderExcluir